A audiometria é considerado o exame mais fundamental da bateria dos exames audiológicos. O objetivo deste exame é avaliar a capacidade auditiva do paciente.
É constituído pela audiometria tonal e pelas avaliações logoaudiométricas (Limiar de Detectbilidade de Fala, Limiar de Reconhecimento de Fala e o Índice de Reconhecimento de Fala.
Audiometria Tonal: É realizado através da pesquisa dos limiares auditivos, geralmente, nas frequências de 250 a 8000 Hz. Deve ser realizado em um ambiente tratado acusticamente e depende da resposta do paciente. Este, é instruído a responder sempre que escutar o estimulo. É um exame rápido e indolor.
Indicações:
- Detecção de perdas auditivas em crianças, adultos e idosos.
- Auxiliar no topodiagnóstico das perdas auditivas.
- Triagem escolar
- Acompanhamento da efetividade dos tratamentos médicos.
- Avalia a necessidade e o beneficio do uso do aparelho auditivo
- Exames Ocupacionais – adminissional, periódico e demissional.
Avaliação Logoaudiométrica: os resultados mostram a habilidade do individuo em detectar e reconhecer a fala. Os resultados devem ser complementares à audiometria tonal. É realizado logo após o termino da audiometria tonal, também em cabine acústica.
Indicações:
- Confirmação dos limiares tonais.
- Fornece informações sobre a capacidade de detecção e reconhecimento de fala.
- Auxilia na confirmação do topodiagnostico.
- Fornece dados para a indicação de aparelhos auditivos.
Limiar de detectabilidade de fala (LDF): o objetivo é pesquisar a menor intensidade que o paciente consegue detectar um estimulo de fala em 50% das apresentações realizadas. Esta técnica geralmente é utilizada em pacientes que ainda não adquiriram a linguagem oral ou em pacientes com perdas auditivas de grau severo ou profunda.
Limiar de Reconhecimento de Fala (LRF): o objetivo é pesquisar o limiar de reconhecimento de fala. Neste caso, é considerado como limiar a intensidade que o paciente é capaz de entender e repetir 50% das palavras que forem apresentadas. O limiar de reconhecimento de fala dever estar compatível com os limiares encontrados na audiometria tonal.
Indice de Reconhecimento de Fala (IRF): o objetivo é avaliar a habilidade do paciente em detectar, reconhecer e repetir corretamente as palavras apresentadas. A intensidade é fixa, 40 dB acima da média do limiar tonal. A porcentagem de acertos deve ser adequada à audiometria tonal.