EXAMES DO EQUILIBRIO

Saiba mais sobre os exames que executamos

São os procedimentos utilizados na investigação das queixas de tontura, vertigem, desequilíbrio, zumbido, nas crises labirínticas, popularmente chamadas de labirintites.
A avaliação esta dividida em: AVALIAÇÃO DA AUDIÇÃO e AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO.

Para o exame da função equilíbrio o paciente deve ser orientado sobre os cuidados antes da realização do exame no que se refere a:

  • suspender somente a medicação antivertiginosa (medicamentos para tontura: ex: dramim, meclin, vertix, cinarizina, vertizine, etc)
  • suspender cafeína, estimulantes em geral no dia do exame (24h antes).
  • alimentar-se com refeição leve, duas horas antes do exame. Não ir em jejum absoluto.
  • evitar fadiga excessiva no dia do exame.
  • ir acompanhado ou deixar alguém de aviso, pois poderá sentir tontura durante o exame.
  • não usar filtro solar, base, pó compacto na face.

O exame da função vestibular está dividido em:
Avaliação do equilíbrio dinâmico e estático  através de provas que avaliam a postura estática e dinâmica, ou seja corpo parado e em movimento.
Avaliação da coordenação – avalia coordenação de movimentos e função cerebelar.
Avaliação e pesquisa do nistagmo e da vertigem posicionamento – avaliação específica para investigação da patologia VPPB (VERTIGEM POSTURAL PAROXÍSTICA BENIGNA).
Vectonistagmografia computadorizada – exame que avalia a função vestibular através de estímulos visuais, e calóricos.

PROCEDIMENTO TÉCNICO

Análise dos registros das reações do paciente com relação a estímulos posicionais, visuais e calóricos.
Realizado através da analise de respostas obtidas por eletrodos que são colocados em pontos específicos na testa do paciente.

Não há nenhum tipo de medicação ou sedação durante o exame.

Os estímulos visuais são apresentados através de uma barra de leds, luzes as quais o paciente deverá acompanhar de acordo com cada prova executada e solicitada pelo avaliador.

Os estímulos calóricos são realizados através da insuflação de uma certa quantidade de ar nas temperaturas quente e fria (42 e 18 graus C), em cada orelha, em sequência específica de estímulos.

As respostas as estimulações labirínticas são expressas através de movimento dos olhos chamados nistagmos, que são captados pelos eletrodos. Tais registros são posteriormente analisados pelo fonoaudiólogo audiologista. Os resultados poderão indicar normalidade da função vestibular, uma disfunção vestibular ou labiríntica e/ou sinais de alterações vestibulares de origem central neurológica.

Os exames realizados são analisados pelo médico solicitante que indicará o tratamento adequado .

REABILITAÇÃO VESTIBULAR OU LABIRÍNTICA (RV)

As alterações vestibulares ou labirínticas podem ser atendidas com tratamento de reabilitação através de exercícios programados de acordo com a queixa do paciente e achados do exame da função vestibular(labiríntica)

A RV são exercícios personalizados, realizados em consultório e orientados a serem realizados em domicílio pelo próprio paciente, que tem como objetivo recuperar a função equilíbrio corporal. São baseados em movimentos cefálicos, estímulos visuais, movimentos corporais, que através da repetição desencadeiam respostas neurológicas chamadas reflexos e fazem com que o cérebro se acostume com o movimento, diminuindo assim a tontura, o enjoo de movimento.

Nas disfunções de origem periférica, ou seja alterações na orelha interna(ouvido), a melhora é próxima de 100%.

Nas chamadas Cinetoses que são enjôos e desconforto, que ocorrem durante viagens de carro, ônibus, barcos, deslocamentos, bem como no desequilíbrio do idoso, também a melhora é rápida e de 100% .

As patologias devem ser investigadas no que se refere a causa dos transtornos, que podem ser metabólicas, hormonais, circulatórias, etc. Deverão ser tratadas de acordo a avaliação médica, concomitantemente, e também apresentam melhora significativa dependendo das causas.

A RV também pode ser utilizada nos casos de alterações de origem central, na recuperação do equilíbrio corporal.

A realidade virtual também é um mecanismo utilizado na recuperação do equilíbrio através de recursos tecnológicos como videogames, aplicativos, jogos, computador.

MANOBRAS DE REPOSIÇÃO CANALICULAR

No casos das vertigem posicionais, na patologia chamada VPPB-VERTIGEM POSTURAL PAROXÍSTICA BENIGNA são realizadas manobras de reposição canalicular, para reposição das partículas de otólitos (chamados cristais) que se desprendem de determinadas estruturas (maculas do sáculo e utrículo) e encontram-se em lugares inadequados (canais semicirculares) no interior do labirinto. Nesta patologia o prognóstico de melhora é de 100%, geralmente muito rápido, necessitando poucas sessões de tratamento.

Aliadas ou não, ao tratamento medicamentoso à RV proporciona recuperação em cerca de 80 a 100% dos casos, proporcionando melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes com tontura.

Exames Lateral

AGENDE SEU EXAME

Ligue para (67) 3025-2515 e marque um horário para seus exames